terça-feira, 19 de julho de 2011

Tipos Psicológicos segundo Jung


Um dos maiores pesquisadores da personalidade humana foi o psiquiatra suíço Carl Gustav Jung. Estudioso das relações humanas e suas interações, apresenta, em 1921, uma contribuição fundamental para o entendimento do ser humano – os Tipos Psicológicos. ]de cordo com seu entendimento, o Tipo seria um estado da psique humana de ação ou reação situacional caracterizada por seus interesses, referências e habilidades. Dentro deste pressuposto, aponta uma postura dicotômica do indivíduo enquanto sua relação com o mundo.

Ao reagir de forma que privilegie pessoas ou fatos, ou seja, o mundo externo, estará caracterizado, segundo a tipologia jungiana como alguém extrovertido. Em contraponto, se interiorizar sua reação, se mostrará um indivíduo introvertido. Estes dois quadros reativos não são mutuamente excludentes, mas, presentes em todas as pessoas e se apresentam mais evidenciados de uma ou de outra forma na maioria do tempo, ou circunstancialmente, o que seria o ideal, quando, dependendo do contexto que o permeia, o indivíduo reagiria pertinentemente, de forma introvertida ou extrovertida. Porém, o que se pode perceber, via de regra, é a predominância de um dos Tipos Psicológicos, independentemente do cenário que se apresenta.

Assim, a Extroversão é o Tipo Psicológico daqueles que se relacionam com suas exterioridades, com o mundo que o circunda, com as pessoas e os fatos. São pessoas sociáveis e socialmente conscientes. No entanto estão no limiar de serem dominados por esta mesma exterioridade e, em alguns casos, assumirem posições de outrem, alienando seu próprio pensamento e opinião.

Já a Introversão torna o indivíduo introspectivo, mais fechado em seu mundo interior, mergulhado em seus pensamentos e sentimentos. Desta forma, corre o risco de se isolar do mundo externo, perdendo o senso da adaptação às circunstâncias que se lhe apresentam.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tenha liberdade para comentar, só estarão incorporados após mediação. Isto se dá para evitar postagens preconceituosas, indução à violência, pornografias... e atitudes afins.

Concorde,
Discorde,
Não se Omita...

Grande abraço,

Prof. Milton JB Sobreiro
Licenciado em Ciências Sociais
Especialista em EAD
Currículo Lattes http://lattes.cnpq.br/4182553698301771
Designer Instrucional
Educomunicador