terça-feira, 19 de julho de 2011

Carl Gustav Jung - 1875-1961




Natural da Suíça, nasce em uma família recheada de pastores luteranos, que será base de seu interesse, posterior, pela Filosofia, questões espirituais que interferem no amadurecimento psíquico do indivíduo ou grupo social. A opção pela Medicina veio em decorrência de seu paladar pelas ciências humanas e naturais. Em 1900 ingressa como interno na Clínica Psiquiátrica Bugholzli de Zurique, local onde dois anos depois iria montar um laboratório experimental para implementar seu Teste de Associação de Palavras.

Influenciado pelos escritos de Freud, trocam correspondências em 1906, e após um encontro que durariam 13 horas ininterruptas, em 1907, tornam-se amigos e colaboradores. Uma amizade que em sete anos gera trocas de informações, análises e discussão de casos clínicos, chegando às confidências pessoais. Tanta amizade gerou uma interação de conhecimentos que culminou em evidenciar algumas diferenças teóricas fundamentais. Jung não aceitava que traumas de natureza sexual seria o único responsável por conflitos psíquicos, como Freud afirmava e este, contestava o interesse do colega pelos fenômenos de ordem espirituais como fontes de estudos. Culminando em 1930 com o auge das divergências. Um traumático rompimento das colaborações que gera até hoje dois vieses de partidários, dentre os estudiosos da Psicologia do século XX.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tenha liberdade para comentar, só estarão incorporados após mediação. Isto se dá para evitar postagens preconceituosas, indução à violência, pornografias... e atitudes afins.

Concorde,
Discorde,
Não se Omita...

Grande abraço,

Prof. Milton JB Sobreiro
Licenciado em Ciências Sociais
Especialista em EAD
Currículo Lattes http://lattes.cnpq.br/4182553698301771
Designer Instrucional
Educomunicador