sexta-feira, 19 de junho de 2009

Educação Aberta e Democrática I

Antes de tudo, sou um Educador.

Um Educador que vive em meio a um processo de transformação nos paradigmas educacionais, influenciados por um mundo Pós-Moderno, onde as negações ao seu predecessor Moderno se fazem em todos os âmbitos dos relacionamentos e realizações humanas.

Neste cenário de constantes rupturas e background caleidoscópico surge uma nova forma de se fazer a antiga Educação a Distância, agora, mãos dadas às Novas Tecnologias da Informação e Comunicação, se faz de modo colaborativo, mediada por computador online, através da rede mundial, a Internet. À esta altura, não podemos mais falar em Educação Presencial ou a Distância, mas em Educação. Não podemos mais conceber uma Educação conservadora, mais que isso, reprodutora da ordem estabelecida pela sociedade dominante sem que se permita aos aprendentes uma formação mais ampla e questionadora.

O novo cidadão precisa estar apto às análises críticas cabíveis com relação ao mundo que o cerca. Em nossa sociedade não há mais lugar para a Educação Bancária, tão criticada por Paulo Freire. Passou da hora de rompermos com o antigo paradigma da sala-de-aulas matricial, dos alunos feitos de meros ouvintes de conteúdos descontextualizados com seu dia-a-dia, perfilados de olho na nuca do colega, muitas vezes impedido de questionar o docente, infelizmente, muitas oriundo de uma má formação acadêmica com raízes fortes na mesma Educação que receberam de seus mestres.

Sonho com uma Educação nova, com novos modelos de ensinagem e aprendizagem, colaborativas entre si, onde tanto professor quanto aluno estejam imersos em um mesmo ambiente multifacetado de recursos de construção do conhecimento. É neste sentido que a Educação Mediada por Computador Online se apresenta, como uma modalidade de Educação Aberta e Democrática. É para essa Educação que tenho buscado, a cada dia, mais informação e formação, a fim de poder atuar colaborativamente aos colegas Educadores com experiências vividas e construir conhecimento.

____________________________________

Milton Sobreiro

Licenciado em Ciências Sociais

Especializando em Educação a Distância

Designer Instrucional

Coordenador de Pólo Presencial – Eadcon

Um comentário:

  1. Milton,

    Compartilho com você esta visão da educação que você aqui expõe. Gostei muito da forma como você escreve, de modo claro e objetivo. Noto em suas palavras a sapiência que é imprescindível a todo professor. Parabéns pelo Blog! Retornarei mais vezes para ver se há novidades.

    Abraços,
    Francis

    ResponderExcluir

Tenha liberdade para comentar, só estarão incorporados após mediação. Isto se dá para evitar postagens preconceituosas, indução à violência, pornografias... e atitudes afins.

Concorde,
Discorde,
Não se Omita...

Grande abraço,

Prof. Milton JB Sobreiro
Licenciado em Ciências Sociais
Especialista em EAD
Currículo Lattes http://lattes.cnpq.br/4182553698301771
Designer Instrucional
Educomunicador