segunda-feira, 14 de dezembro de 2009


...

Mais um ano está chegando ao fim.
Foram muitas expectativas que se iniciaram com 2009.
Muitas foram realizadas, como a construção deste Blog.
Outras ficaram adiadas, jamais descartadas, para 2010.
Mas o que é mais importante, é que todas estão sendo geradas. Qual mais um filho que será dado à luz e enfrentará um ano de crescimento. De ano em ano, de filho em filho, se faz nossa construção do conhecimento.
 



Este ano iniciamos percebendo que a EAD é uma Educação que embora pareça que falta peça, funciona perfeitamente, se trata da quebra dum paradigma. Na sequência discutimos que a EAD se trata de Educação Aberta Democrática, pois se baseia na Construção Coletiva do Conhecimento. Através da Teoria da Comunicação, percebemos o processo comunicativo que necessita de um feedback para se completar, sendo assim, reforça-se a questão defendida por Vygotsky da aprendizagem social e da interferência do outro como mediador do processo de aprendizagem.


Mas sendo a aprendizagem algo que depende do meio, e sendo social, não deixa de ter um caráter individual, concomitante. São as características pessoais de aprendizagem, ou melhor dizendo, os Estilos de Aprendizagem preferenciais, que cada um de nós carrega no processo cognitivo. Seja visual, auditivo ou sinestésico, há uma preferência, ou facilidade no aprender vendo, ouvindo ou vivenciando. Cada qual, mesmo em grupo, possui a sua aprendizagem facilitada por uma porta sensória de seu sistema cognitivo.



Mais uma vez o social...
Se nosso conhecimento é construido coletivamente, e se precisamos de um mediador e o somos em sentido contrário, se para que haja construção de conhecimento precisamos ter ao menos dois indivíduos envolvidos por um  processo comunicativo, este pode ser em um mesmo momento, ou quando os participantes não estão em interação no mesmo tempo. É a comunicação síncrona e assíncrona, respectivamente. A aprendizagem colaborativa não prevê simultaneidade, mas participação coletiva no processo.


2001... Hall9000 e Stanley Kubrick, um quase profeta do apocalipse...
A sensação de que a máquina poderia sobrepujar o homem com uma rede neural mais perfeita que a humana, é desmontada por uma das mais simples ferramentas da mecânica básica... uma chave de fendas. Dessa forma colocamos a tecnologia em seu devido lugar, a de nos servir como ferramenta de crescimento, não como monolito de estagnação e limitação. Assim a aprendizagem colaborativa se vale da tecnologia para galgar pontos cada vez mais promissores e avançados no conhecimento humano.




Enfim...
Veio o segundo semestre e trouxe a resposta, o feedback de todo o empenho desenvolvido no decorrer do ano. Um convite no mês de julho para escrever um artigo sobre Estilos de Aprendizagem para uma revista especializada no assunto publicada pela Universidad Nacional de Educación a Distancia - UNED, com sede em Madri, na Espanha.
Aprovado, o artigo "A Teleaula Voltada aos Estilos de Aprendizagem: Uma Nova Proposta Pedagógica" foi publicado em outubro, na 4ª edição do seu 1º volume.


...
2010... Esse ano promete...
Dando continuidade aos estudos desenvolvidos esse ano, partiremos de uma forma ainda mais analítica do processo cognitivo, para que possamos ao findar o ano, encerrá-lo com uma nova síntese do construído em seu decorrer.
Espero poder contar com a participação ativa de cada um de vocês que me honrou com sua leitura e comentário. Espero poder corresponder com a confiança depositada.


Um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo cheio de realizações, maiores ainda do que esse que sem dúvidas o foi.


Um grande abraço a todos...


--
Prof. Milton JB Sobreiro
Licenciado em Ciências Sociais
Especialista em EAD
Currículo Lattes http://lattes.cnpq.br/4182553698301771
Designer Instrucional
Educomunicador
http://eadtedi.blogspot.com
http://www.meadiciona.com/miltonsobreiro
Revista de Estilo de Aprendizaje - UNED Madrid
http://www.learningstylesreview.com/



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tenha liberdade para comentar, só estarão incorporados após mediação. Isto se dá para evitar postagens preconceituosas, indução à violência, pornografias... e atitudes afins.

Concorde,
Discorde,
Não se Omita...

Grande abraço,

Prof. Milton JB Sobreiro
Licenciado em Ciências Sociais
Especialista em EAD
Currículo Lattes http://lattes.cnpq.br/4182553698301771
Designer Instrucional
Educomunicador